RETROSPECTIVA ARQUIVO PÚBLICO – 2025
RETROSPECTIVA ARQUIVO PÚBLICO – 2025
O ano de 2025 foi marcado por eventos importantes na história do Arquivo Público Municipal “Dr. Antônio Augusto Reis Neves”, da Estância Turística de Olímpia, trazendo inovação e sustentabilidade para o município e reafirmando o compromisso com a preservação da memória dos olimpienses.
Entre os principais destaques estão a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), a realização da primeira eliminação documental com base no Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de documentos elaborado pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) para as administrações municipais e o avanço no processo de preservação e digitalização do Acervo Documental de Registros de Imigrantes.
A implantação do SEI promoveu maior rapidez, segurança e transparência na gestão digital de documentos e processos administrativos. Com isso, Olímpia passou a seguir a rota da modernidade, um dos pilares da nova gestão municipal. A redução dos custos com malotes e impressões tornou-se significativa para a administração pública e contribuiu diretamente para a preservação do meio ambiente.
A adoção e implementação do SEI validaram a utilização do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade de Documentos, elaborados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), possibilitando a aplicação efetiva da gestão documental e a eliminação da massa documental acumulada. A primeira eliminação documental, realizada conforme os requisitos arquivísticos, ocorreu no início de dezembro de 2025, resultando na eliminação de aproximadamente 183,08 metros lineares, correspondentes a 6 toneladas de documentos.
A preservação da memória olimpiense também se concretizou por meio do tratamento da documentação dos Registros de Imigrantes da Delegacia Seccional de Polícia de Olímpia. O Arquivo Público Municipal recolheu esse acervo, a pedido do Prefeito, para a realização dos processos de higienização, desmetalização e digitalização. O objetivo desse trabalho é garantir o acesso à informação ao cidadão, direito assegurado pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Acesso à Informação (LAI – Lei nº 12.527/2011). O processo de digitalização e acondicionamento foi realizado por meio de uma parceria entre o Arquivo Público Municipal de Olímpia e o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP).

ELIMINAÇÃO

MULTIRÃO DE HIGIENIZAÇÃO DO ACERVO DOS IMIGRANTES

DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DOS IMIGRANTE NA SEDE DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO SÃO PAULO
VISITA TÉCNICA DO ARQUIVO PÚBLICO DE OLÍMPIA À PRODESP

